Páginas

26 de febrero de 2014

IMAGINA NA COPA!

Pois é...esta chegando a hora, e agora? Quando em outubro de 2007 o senhor Blatter da Fifa ratificou o Brasil como sede da Copa de 2014, até os mais pessimistas ficaram felizes. O conformismo nos levou a acreditar que pelo menos tendo a Copa no Brasil a infraestrutura do país melhoraria, algo que nossos governantes deveriam fazer pelo simples fato de serem nossos representantes e porque pagamos impostos seria finalmente feito! A Fifa estaria controlando e os olhos do mundo estariam no Brasil! Tanto faz quem ganhe a Copa o importante era que o "desenvolvimento" nos alcançaria e aeroportos seriam modernizados, estradas melhoradas para comunicar cidades, a nossa cidade ficaria mais verde e limpa para receber os turistas e o mais ambicioso dos desejos: a violência diminuiria. Que inocentes somos né? Eternos crentes do "tudo vai dar certo", "vamos dar um jeito"...
De 2007 pra cá, não mudou muita coisa, até inventamos um jargão! Imagina na Copa! Ou seja tudo que não estava legal podia piora na Copa... Foi um processo, o tempo ia passando, tentávamos nos auto-convencer de que chegada a hora tudo estaria pronto, mas a hora esta chegando e tudo esta superficialmente pronto. Os aeroportos não respondem a demanda dos próprios brasileiros para os próximos anos, menos ainda dos visitantes. Posso falar do aeroporto que eu mais uso, o maior do país: Guarulhos, continua sendo o mesmo lixo. Ah não! Abriram um par de lojinhas novas num puxadinho chamado de terminal 3 que já não suporta a demanda atual, só que... para você chegar de um canto a outro do aeroporto tem que andar e muito, nada de esteira rolante. Nada de metrô ou trem para chegar ao aeroporto, só de carro mesmo e não chegue em cima da hora no aeroporto! Você pode perder seu voo enquanto tenta estacionar o carro, uma missão quase impossível.
Não vou entrar em detalhe dos números da violência em São Paulo porque é um assunto que me deixa irritada demais e ultimamente estou optando por fazer de conta que isso não existe ou que isso não vai acontecer comigo. Simplesmente os índices de violência pioraram.

Fonte: DUM Ilustrador.

Esqueça de toda aquela infraestrutura que você esperava para o país, vamos pontualmente ao que interessa a Fifa: os estádios, nem isso esta pronto. Num país com dimensões continentais a Fifa pediu 8 cidades sede, o Lula quis 12: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus.
Para que um estadio adequado ao nível Fifa em Manaus? Será que os governantes não sabem que daquele lado do país as cidades estão incomunicadas? Que não tem um hospital decente? Que as crianças não estão indo para a escola? Que nesse momento as estradas estão interditadas porque esta tudo alagado? E como vão controlar a exploração sexual infantil no Nordeste?
Não é pelo Brasil ser o país do futebol que construir estádios nesses lugares faz sentido, passada a Copa esses estádios virarão elefantes brancos, mudarão a paisagem e a arquitetura das pobres cidades sem planejamento e ficarão como uma lembrança da corrupção. E outra, será que esses estádios estão preparados para durar ao menos 40 anos?

Quem ainda acha que a Copa é para os brasileiros não se engane, se você foi daqueles que conseguiu um ingresso agora se prepare para acampar numa praça porque a diária em um hostel em quarto compartilhado de 10 camas em Cuiabá para o dia 21 de junho, jogo Nigéria-Bósnia e Herzegovina (jogaço né?) custa 500 reais. Sim, você leu direito: Hostel/Cuiabá/jogo Nigéria-Bósnia e Herzegovina/quarto compartilhado com mais 10/beliches/uma diária/500 reais. Nem fiz a pesquisa para o Rio de Janeiro.

Faltam 105 dias para a abertura da Copa. Até o senhor Blatter esta ficando preocupado.



No hay comentarios:

Publicar un comentario